Investir ganhando salário mínimo? Isso é possível?
Imagine como seria incrível, se mesmo recebendo mensalmente a quantia de apenas um salário mínimo no Brasil, fosse possível investir e fazer esse dinheiro render?
Para muitas pessoas, investir em algo recebendo o piso mínimo de salário, é algo impossível ou irrisório, incapaz de gerar um bom retorno. Mas, será mesmo?
Antes de mais nada, é importante ao se deparar com determinados conteúdos na internet, como promessas do tipo “fique rico investindo apenas parte de um salário mínimo”, que você use do bom senso.
É preciso filtrar esse tipo de conteúdo para não se frustrar ou enganar, literalmente.
O post de hoje é justamente pautado na sinceridade, não há nada de fórmulas milagrosas, tampouco métodos que garantem que você ficará rico (a) ao investir ganhando salário mínimo.
No entanto, vou te mostrar que há sim alguns investimentos alinhados a tal faixa salarial. Sendo assim, você saberá como investir ganhando salário mínimo, o que, por sua vez, poderá ser um grande diferencial positivo em suas finanças com o passar do tempo.
Quer ver como investir e quais as opções de investimentos mais indicadas para quem recebe um salário mínimo ao mês?
Então se eu fosse você não perdia a sequência deste conteúdo por nada desse mundo! acompanhe a seguir!
Juntar dinheiro e investir ganhando salário mínimo: qual o segredo?
Em um primeiro momento, é aconselhável que antes mesmo de investir, você consiga guardar por mês, cerca de 20% de sua renda líquida.
Sei que isso é muito difícil algumas vezes, especialmente quando há uma série de contas e dívidas, como empréstimos, cheque especial, cartão de crédito, etc.
Sendo assim, a dica é economizar ao máximo e quitar o mais rápido possível, cheque especial e cartão de crédito.
Vamos pensar agora que o seu contexto atual permita que você consiga guardar os 20% que falamos do salário mínimo, ok?
Qual seria uma boa opção de investimento para este perfil?
Uma das respostas pode ser o Tesouro Direto, especialmente se você é do tipo de pessoa que está em busca de segurança e liquidez imediata.
O mais interessante em um primeiro momento em relação ao Tesouro Direto, pode ser ainda o fato de se comprar títulos a partir de R$ 30. As taxas, aliás, costumam também ser menores em comparação aos fundos de investimento.
Sem contar que quanto maior o tempo do investimento no Tesouro Direto, menor a alíquota incidente de Imposto de Renda.
Há também opções como CDB ou fundo de investimento. Um dos atrativos do fundo de investimento é poder diversificar os ativos.
Para quem não teme muito os riscos, a alternativa de investimento em papéis prefixados pode ser uma boa opção.
Dicas para você potencializar seu poder de renda: como investir ganhando salário mínimo
Você pode ainda seguir algumas de nossas dicas abaixo para potencializar seu poder de investimento mesmo recebendo apenas um salário mínimo, veja:
- Dica 1: empodere-se!
Busque informações de qualidade. Cursos, livros, vídeos, blogs (aqui mesmo no nosso blog você tem acesso a muitas informações relevantes sobre o tem), leia e estude o máximo que puder, sempre!
- Dica 2: organize-se!
Faça planilhas, anote gastos, despesas e receitas e identifique seu perfil de investidor (a).
- Dica 3: aprenda a poupar
Recebeu o salário? Automaticamente faça a reserva de um montante para poupar e posteriormente investir.
- Dica 4: quebre mitos e tabus sobre investimentos
Há uma falsa crença de que apenas pessoas ricas podem investir. Isso é um mito que você precisa quebrar. Perca o medo, comece com pouco, adquira informações, aprenda e evolua sempre nos investimentos.
E você, já pensou em investir? Já investe? Conte para nós sobre suas experiências!
Fontes: