Você está aqui
Home > Notícias > Como Pedir Aumento de Salario: 10 Dicas Infalíveis

Como Pedir Aumento de Salario: 10 Dicas Infalíveis

10 dicas de como pedir aumento de salário

Quem nunca desejou saber como pedir aumento de salario ao chefe de modo a conseguir, efetivamente, a melhora salarial que deseja?

Conversar sobre uma negociação salarial nem sempre é fácil, podendo deixar muitas pessoas estressadas no período pré-reunião.

Além disso, a maior parte acaba utilizando-se de estratégias erradas, o que dificulta alcançar o objetivo desejado de ter um melhor salário.

Pensando nisso, esse artigo tem o objetivo de focar em mostrar a você como pedir aumento de salario de forma efetiva, garantindo que seu chefe acabará cedendo à sua necessidade.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

10 dicas de como pedir aumento de salário

10 dicas de como pedir aumento de salario

1- Evite falar sobre problemas financeiros

A primeira dica referente a como pedir aumento de salario de modo inteligente e garantindo um bom resultado é evitar falar sobre problemas financeiros.

Muitos funcionários, quando vão até a chefia, acabam falando sobre dívidas e outros problemas econômicos que possuem, acreditando que isso irá “amolecer” o superior e o aumento salarial será conseguido.

Entretanto, mostrar que você está tendo mais gastos do que deveria como forma de conseguir um aumento não irá proporcionar nenhuma credibilidade frente o seu chefe.

A sua justificativa deve sempre ser clara e objetiva, a de que você merece o aumento salarial pelo seu merecido reconhecimento profissional.

2 – Prepare seus argumentos

Um erro clássico de como pedir aumento de salario é ir até o seu chefe sem preparar seus argumentos com antecedência.

Não basta apenas falar ao seu superior que você está ganhando pouco e que, por isso, precisa ter um crescimento salarial, pois essa não é uma justificativa válida.

Além de mostrar o argumento de porquê você merece ter um aumento de salário, ainda é preciso demonstrar o que isso irá trazer de benefício para a empresa, pois é sempre nisso que os chefes pensam antes de tudo.

Veja também:  Salário Família 2020: Saiba quem tem direito e os valores

3 – Como pedir aumento de salario por escrito

Uma dica que não deve ser nunca levada em consideração é como pedir aumento de salario por escrito, pois esse é um método que não funciona.

O certo é você requerer o pedido de aumento salarial pessoalmente, marcando uma hora e data para tal, bem como o local onde terá a reunião com seu chefe.

Nada de achar que poderá esbarrar no seu chefe e, assim, começar o assunto do pedido de aumento de salário, pois essa também é outra tática muito errada.

se prepare para receber um nao

4 – Se prepare para receber um não

A verdade é que não é sempre que você irá receber uma resposta afirmativa da sua empresa e que, portanto, nem sempre seu desejo vai virar realidade.

Estar preparado para isso fará toda a diferença para que você saiba reagir, ao receber um não, mantendo a compostura e agradecendo o seu chefe pela oportunidade.

Também se faz importante perguntar a ele quais são os objetivos e metas a serem cumpridos para que possa vir, novamente, requisitar o aumento salarial no futuro.

5- Mantenha a sua profissionalidade

Com certeza, ser profissional fará toda a diferença em como pedir aumento de salario ao seu chefe.

Você precisa também ser transparente, mantendo sempre uma boa postura que irá fazer toda a diferença em como o seu superior irá receber a proposta.

Evite ser extremamente intimidador ou mesmo agressivo, pois há chances de que seu pedido seja, com isso, negado pelo seu chefe.

Além disso, essa má postura trará uma má impressão e poderá chegar a atrapalhar até mesmo o seu desempenho profissional.

evite ser invasivo

6- Evite ser invasivo

Outra importante dica de como pedir aumento de salario é evitar ser invasivo, algo que muitos acabam não conseguindo e só atrapalham a conquista do aumento salarial.

Veja também:  Qual o salário de um jovem aprendiz no Brasil?

Você jamais deve tentar apressar ou ficar questionando a resposta do seu superior, principalmente quando ela não lhe agrada.

Após a resposta negativa, dê tempo ao tempo e não se rebele, esperando o tempo certo para fazer uma nova requisição.

7- Mostre ao seu chefe a sua preocupação com a empresa

É comum que as pessoas foquem em si mesmas ao pedir o aumento salarial, mas é preciso entender que você precisa, também, mostrar ao seu chefe a sua preocupação com a empresa também.

Deixe claro que gostar de trabalhar lá e que pretende continuar no mesmo local, mas sempre mantendo um tom amigável.

Jamais deixe transparecer que você está ameaçando deixar o cargo caso não receba o aumento, pois isso pode não pegar bem com seu chefe.

saiba o momento certo de pedir aumento de salário

8- Saiba o momento certo para pedir aumento de salário

Nem todo momento é importante para você pedir um aumento de salário, isso é algo essencial para se estar atento, pois evita que a requisição seja feita na hora errada.

Como o seu salário faz parte do orçamento da empresa, e ele é definido anualmente, você deve sempre buscar o momento em que o orçamento dela está sendo produzido para o ano seguinte.

Isso irá tornar muito mais fácil que você venha a conseguir o aumento salarial que merece e deseja.

9- Não tenha medo do constrangimento

De um modo geral, o pedido de aumento de salário aqui no Brasil é visto como algo constrangedor, principalmente para quem está pedindo, apesar de que é comum os chefes não mostrarem-se confortáveis também com isso.

Ao encontrar o momento certo de falar e o tom certo a se usar, você pode garantir que estará pronto para evitar o constrangimento e pedir o aumento que tanto merece.

Veja também:  Calculo Salario Proporcional: Meses de 28, 29 e 30 dias

saiba se você merece aquele aumento naquele momento

10- Saiba se você merece aquele aumento naquele momento

Uma última dica diz mais respeito a uma reflexão pessoal que você deve fazer a si mesmo, que é sobre se merece, de verdade, aquele aumento naquele determinado momento.

Será que seu empenho e, mais do que isso, seu desempenho realmente condiz com seu pedido de aumento salarial?

Você deve fazer uma reflexão profunda antes de vir a tomar a decisão de ir até o seu chefe pedir pelo aumento, sob o risco de dar um passo em falso quando não deveria.

Conclusão

Como você viu, saber como pedir aumento de salario no Brasil pode fazer toda a diferença sobre se será possível ou não conquista-lo.

Neste texto, mostramos 10 dicas essenciais para colocar em prática e conseguir os resultados tão esperados, portanto, não deixe de usá-las antes de tomar sua decisão.

Gostou do artigo de hoje sobre como pedir aumento de salario?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

 

Deixe uma resposta

Top