Você está aqui
Home > Notícias > Salario Minimo Chile: saiba os valores e como funciona!

Salario Minimo Chile: saiba os valores e como funciona!

salario minimo Chile

Um dos assuntos mais discutidos sobre o cenário econômico chileno, em todo o mundo, diz respeito ao salario minimo Chile.

A economia do país é baseada em um modelo neoliberal, ou seja, há uma constante privatização de estatais, bem como pela falta de um código de lei que defina os parâmetros de custos trabalhista, o que significa negociações bilaterais.

Com tudo isso, as pessoas possuem dificuldades em compreender qual é o real valor do trabalho dos empregados chilenos, o que gera muitas dúvidas, justamente, sobre o preço do salario minimo Chile.

Sendo assim, esse artigo tem o objetivo de falar mais a respeito desse assunto que chama muito a atenção dos brasileiros, ainda mais daqueles que desejam morar no país sul-americano.

Esse texto irá tratar sobre ele, mostrando o valor do salario minimo Chile, se é regra pagá-lo, bem sobre quais são os direitos trabalhistas existentes no país.

Boa leitura!

salario minimo Chile

Tudo sobre o salario minimo Chile

Salario minimo Chile: qual o valor?

Atualmente, o salario minimo Chile é no valor de 250 mil pesos chilenos mensais, o que seria algo como R$ 1200,00, aproximadamente ou um pouco mais.

No caso de pessoas com menos de 18 anos, ou daquelas que já estão acima de 65, o salário mínimo no Chile pode ser reduzido em até 50% do valor.

Apesar de esse ser o valor médio para um salário mínimo de um trabalhador chileno, nem sempre os mesmos chegam a recebe-lo em sua totalidade.

Veja também:  Calculo Salario Proporcional: Meses de 28, 29 e 30 dias

Ou seja, há muitos empregadores que não cumprem a essa que seria a regra de pagamento, trazendo prejuízos aos funcionários.

Segundo dados, por conta das negociações bilaterais e da alta liberalização na forma de contratar funcionários, mais da metade dos chilenos não recebe o que seria o mínimo legal do salário mínimo do país.

É regra pagar o salário mínimo no Chile?

Como dito anteriormente, a inexistência de regras rígidas a respeito do assunto do salario minimo Chile faz com que metade da população receba menos do que seria o justo para a função que exerce.

A questão do salário, bem como de outros direitos trabalhistas, varia bastante no Chile, a depender de como se dá a forma de contrato entre o contratante e o contratado.

Para que uma vaga seja preenchida, o empregado deve aceitar os termos estipulados pelo patrão, bem como o contrário também é válido, mas o lado mais fraco (o trabalhador) sempre acaba perdendo.

E isso se dá, principalmente, porque não há leis específicas que protejam os direitos dos trabalhadores, muito menos que garantam que o empregador vai cumprir com suas obrigações.

Sendo assim, não há como estipular, com certeza, que existe uma regra para se pagar o salario minimo Chile, o que é um grande problema para todos os trabalhadores do país.

direitos trabalhistas no chile

Direitos trabalhistas no Chile

Será que eles são realmente cumpridos?

Como dito anteriormente, os direitos trabalhistas chilenos variam muito de acordo com a forma de contrato entre patrão e empregado.

É normal que esses direitos sejam decididos, em uma conversa entre ambas as partes, antes que eles possam vir a assinar o contrato.

Entre as variações dos direitos trabalhistas que podem existir no Chile podem ser citadas a frequência das férias, a frequência do pagamento dos salários, a existência ou não de licenças remuneradas.

Veja também:  Salário mínimo para 2020 será de quanto?

Enfim, não há um código que estipule com precisão o que cada trabalhador tem direito, muito menos que obrigue o patrão a cedê-lo.

Portanto, tudo fica bastante a mercê do consenso a ser alcançado entre as duas partes, o que sempre deixa o empregado em situação de desvantagem.

De um modo geral, assim, não há como fazer uma listagem daqueles que podem ser considerados como direitos trabalhistas específicos.

Ou seja, enquanto alguns podem gozar de férias remuneradas, outros podem precisar tirá-las sem que sejam pagos durante o período, o que as faz reduzir esse direito para não ficarem sem receber o dinheiro do salário.

situacao economica do chile

Situação econômica do Chile

Nos dias atuais, a situação econômica do Chile é caracterizada como sendo, em determinados momentos, bastante próspera, permitindo que seus cidadãos pudessem viver, de certa forma, uma vida financeira boa.

A economia é baseada em uma alta industrialização e tecnologia, uma das principais de toda a América Latina.

O PIB chileno, entretanto, fica abaixo de meio trilhão de dólares anuais, o que coloca o país fora das 40 maiores e principais economias mundiais.

De toda a arrecadação do PIB advém da área industrial do país, e a economia tem metade da sua movimentação vinda do setor de serviços.

Apesar de uma maior facilidade para criação de empregos, com redução da burocracia, muito por conta da aproximação com os Estados Unidos e uma grande dinâmica de mercado, isso não significa só pontos positivos.

Por mais que seja fácil criar empregos, é difícil mantê-los estabilizados, ou seja, que alguém consiga ter um emprego estável, bem como também se apresenta a redução das garantias da relação de trabalho.

Veja também:  Guia completo: salário mínimo nos Estados Unidos

Ou seja, de um modo geral, apesar de estar próspera em determinados momentos, há economia chilena ainda sofre com vários problemas, principalmente em relação aos empregos.

Nos últimos meses, deu para perceber como a população parece ter chegado ao limite com os problemas econômicos do país, gerando diversos protestos por várias semanas.

Conclusão

Como você viu, o salario minimo Chile é definido, em reais, em torno de pouco mais de R$ 1200,00, mas não há uma regra que garanta o recebimento desse valor pelos trabalhadores.

Neste texto, você pôde ver como há situações, com menores de 18 anos e maiores de 65 anos, em que não é garantido o pagamento do salário em seu valor mínimo, com algumas faixas etária recebendo metade dele.

Ainda falamos sobre quais os direitos trabalhistas existentes no Chile e a situação deles dentro da economia do país sul-americano.

Você ainda pôde ver como está a situação econômica chilena nos dias atuais, em especial a relação dela com o estado político do governo com a população.

Gostou do artigo de hoje sobre o salario minimo Chile?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Fontes:

https://jurosbaixos.com.br/conteudo/quanto-custa-morar-no-chile-definitivamente/

https://previdenciasimples.com/salario-minimo-no-chile/

Deixe uma resposta

Top